Este blog tem como objectivo divulgar notícias e tudo mais sobre o Nosso Benfica.
Tentaremos abordar todas as temáticas do Grande Glorioso ao nível do futebol, não deixando, contudo, de aprovar e atestar as grandes vitórias de todas as modalidades do Nosso Clube!
Obrigado a todos os que visitam o nosso blog, esperamos que deixem o vosso comentário :)




Jorge Jesus renova até 2013


O actual treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, renovou contrato com o clube por mais duas temporadas, ficando assim vinculado ao clube da Luz até ao final da época de 2013, comunicaram os encarnados a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A SAD benfiquista acionou a cláusula de opção até 2012, conseguindo ainda o acordo com o técnico para renovar por outra temporada.

Comunicado: Prolongação do Contrato

A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que acabou de formalizar acordo para prolongar o contrato de trabalho desportivo celebrado com o seu treinador Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, por mais duas épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2013.

Capas dos Jornais de 14 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)

Comunicado do Sport Lisboa e Benfica - Desmentido

O Benfica emitiu um comunicado, divulgado no site oficial, frisando não ter «qualquer interesse na contratação de Eduardo» de forma a evitar mais "novelas" e tentando terminar com a especulação que dá conta de que o clube da Luz esteja interessado no guarda-redes do Sporting de Braga.

Comunicado: Desmentido

«Os responsáveis do Sport Lisboa e Benfica têm vindo a assistir pacientemente, nas últimas semanas, a uma verdadeira ‘novela’ alimentada por alguns jornais e, seguramente, sustentada por ‘fontes’ bem interessadas em tal situação.

O Sport Lisboa e Benfica vem esclarecer que nunca manteve qualquer tipo de contactos ou reuniões com quem quer que fosse do Sporting de Braga tendo em vista a aquisição do guardião Eduardo. Tudo o que foi escrito sobre essa matéria é ficção, alimentada – seguramente – por quem tem muito interesse na transferência do atleta.

O Sport Lisboa e Benfica esclarece que não tem qualquer interesse na contratação de Eduardo e única coisa que lhe pode desejar é felicidades para o Mundial da África do Sul.»

Cardozo Melhor Marcador da Liga Europa

O paraguaio Óscar Cardozo foi o melhor marcador da primeira edição da Liga Europa, juntamente com o peruano Claudio Pizarro, jogador do Werder Bremen com 9 golos.

Cardozo marcou 10 golos na competição, mas o primeiro não entra nas contas, uma vez que foi conseguido no playoff, sendo que para a UEFA a contabilidade é feita apenas a partir da fase de grupos.

O também melhor marcador da Liga portuguesa, com 26 golos apontou 1 tento ao BATE Borisov, 3 ao Everton, 2 ao Hertha de Berlim e 3 ao Liverpool, depois do apontado ao Vorskla Poltava, na eliminatória de acesso à prova.

Manchester City insiste em David Luiz

Roberto Mancini, técnico do emblema Inglês, está encantado com o defesa central Benfiquista.

Recorde-se que o Benfica já rejeitou uma proposta do clube Inglês por 32 Milhões de Euros e só deixará sair David Luiz se o Manchester City pagar a Cláusula de Rescinção~que se situa nos 50 Milhões de Euros.

O Central Campeão Nacional tem contrato até 2013 e a intenção dos responsáveis do Benfica é manter o central brasileiro no grupo para a próxima temporada, sendo este um cenário que não desagrada ao próprio. David Luiz é o menino-bonito dos adeptos e já confessou que gostaria de continuar de águia ao peito.

O próprio referiu numa entrevista exclusiva ao Jornal A Bola que se o futebol fosse Amor, Paixão e Coração nunca saíria do Benfica, mostrando assim o seu Amor pela equipa da Luz.

Capas dos Jornais de 13 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)

Convocatória de Portugal para o Mundial 2010 - análise & factos

Venho, deste modo, analisar a convocatória de Queiroz para o Mundial 2010, a realizar na África do Sul, nos próximos meses de Junho e Julho, sem nunca procurar denegrir a imagem deste ou daquele atleta, e/ou, do próprio técnico e seus pares adjuntos. Vou procurar apenas ajuizar cada escolha de forma recta e despida de toda e qualquer 'clubite' e emitir algumas alternativas nas 4 posições que formam o esqueleto da equipa.

Começando na baliza...
O professor optou pela chamada óbvia do titular na fase de qualificação, Eduardo, guarda-redes da equipa sensação da Liga Portuguesa, Sporting de Braga. Parece uma escolha acertada, pois é dos melhores guarda-redes portugueses, actualmente. Seguro entre os postes, mas algo temerário nas saídas a cruzamentos ou nas bolas paradas. Para segundo guarda-redes, Queiroz não hesitou em confiar as luvas a Beto, apesar do guarda-redes ser considerado, hoje por hoje, suplente de Hélton no Futebol Clube do Porto. Muito elástico entre os postes, sem medo de sair às pernas dos avançados, afirmo, sem reticências, e atesto a boa escolha do professor. A grande surpresa esteve na chamada de Daniel Fernandes para o cargo de terceiro homem na baliza. Jogador que nem no modesto Bochum teve espaço este ano, tendo sido, por isso, emprestado ao clube grego Iraklis. É, acima de tudo, um guarda-redes 'gigante', característica essa, que hoje em dia não é de suma importância, quando atestamos a qualidade de um qualquer guarda-redes.
Quim e Rui Patrício tinham legítimas aspirações de estarem presentes nesta montra Mundial, mas, o que é facto, é que Queiroz fez as suas escolhas, deixando de fora o guarda redes menos batido (a par de Eduardo) do campeonato português, e uma das maiores esperanças portuguesas para aquela posição específica do terreno de jogo.

Avancemos no terreno de jogo, e falemos da constituição defensiva da equipa das 'Quinas'...
Na lateral direita não existiriam, à priori, grandes dúvidas, e Queiroz confirmou essa tese, com a chamada óbvia de Miguel e de Paulo ferreira. Ambos apresentam vasta experiência internacional, sendo que Paulo Ferreira foi parte integrante do esquema de Ancelotti, no Chelsea (campeão inglês). Em termos técnicos, Miguel partiria com vantagem em relação ao jogador dos Blues, mas parece que o professor optará pela maior frieza mental e profundeza táctica por parte do campeão inglês.
Viremos então a cabeça à esquerda e falemos dos laterais 'canhotos'. Fábio Coentrão teve um justo prémio pela grande campanha individual e colectiva ao serviço do Benfica. O comum mortal colocaria este jogador, de caras, no 11 titular da selecção, mas todos sabemos que Queiroz não deverá obstar de Duda, médio talentoso dos espanhóis do Málaga, mas que na selecção se tem 'quedado' pela lateral esquerda, e, assim, com algumas exibições pouquíssimo conseguidas. A verdade é que ambos são jogadores polivalentes, e podem, então subir no terreno para desempenhar funções no meio campo, ou até na extrema esquerda, no caso do jogador campeão pelo Benfica, na findada época.
A grande surpresa, e espanto de todos, residiu no eixo defensivo, e respectivas escolhas do seleccionador...
São 6 os centrais convocados, mas será certo que um deles sairá quando Queiroz prescindir do 24º elemento, no estágio da Cidade Neve. Se, as escolhas de Bruno Alves, Rolando, Ricardo Carvalho e Pepe (mesmo sendo uma incógnita a sua recuperação) não constituem surpresa na convocatória, já a chamada de Zé Castro e Ricardo Costa, deixou muito boa gente à beira de um ataque de nervos. Ora bem, o valor da dupla de centrais do Porto, de Pepe e de Carvalho é inquestionável, pois julgo até que estaremos perante o melhor quarteto de centrais de todas as selecções presentes no evento africano! Quanto às escolhas de Ricardo Costa, central muito duro, já que em meia época presente nos franceses do Lille, não será, de todo, descabido dizer que foi mais o tempo que passou suspenso do que aquele em que pisou os relvados. Quanto a Zé Castro, é um jogador talentoso, um defesa moderno que, como diria alguém: '..gosta de subir na vida (vulgo terreno de jogo)..', mas que tem alguma carência a níveis fisicos e agressivos, esta última parece ser característica proponderante num central de topo, se verificada no bom sentido. É plausivél que Queiroz abdique de um deles, isto se Pepe recuperar.
As pessoas podem perguntar e confrontar, com justiça, a ausência de Daniel Carriço, central talentoso do Sporting, Fernado Meira, jogador experiente, polivalente (pode jogar a trinco). Nas laterais não existe um enorme espanto, apesar de Rúben Amorim pudesse esperar a convocatória, sobretudo pela sua raça, polivalência e voluntarismo.

Falemos agora do miolo, o sitio onde tudo se constroi, o cérebro/coração de uma equipa...
Na posiçao especifica de trinco ou, se preferirmos, médio defensivo, o professor fez as escolhas esperadas por todos, pois não parecem haver alternativas credíveis a Pedro Mendes ou a Veloso, ambos jogadores do Sporting. Pedro Mendes deverá ser o eleito para a função de 6, isto apesar de ter finalizado a época com claros problemas físicos. Estamos perante um médio consistente, um 'garante' de qualidade, quer a destruir jogo aos criativos adversários, quer como primeiro 'veículo condutor' de jogo, devido à sua capacidade inata de bom passador, e até, de bom rematador. Veloso leva consigo o factor psicológico, de ter sido dos poucos sportinguistas a sair por cima, na terrível época do Sporting. Um jogador claramente melhor a construir do que a defender, daí ser de esperar a opção 'Pedro Mendes' no 11.
Na posição 8, ou, utilizando o termo anglo-saxónico, 'box-to-box', foram eleitos Raúl Meireles e Tiago. Se, a escolha de Meireles é consensual, a de Tiago não o será assim tanto. O médio cedido pela Juventus aos 'colchoneros' fez uma boa parte final de época, mas teve problemas de afirmação no criterioso 'calcio'. Meireles naturalmente titular na selecção, pela qualidade de passe, qualidade de remate, boa técnica.. sendo o único 'senão', a sua falta de maturidade táctica, pois ás vezes parece perdido em campo, como se viu muitas vezes no Porto, este ano. A qualidade de jogo de uma equipa/selecção, depende muito do estado do seu '8', pois é ele o patrão de uma equipa. Esperemos então, um Meireles forte neste Mundial.
Centremo-nos agora na posição que 'outrora' tinha exclamação exponencial, mas hoje em dia tem um grande ponto de interrogação. Para playmakers, Queiroz escolheu Deco e Danny, pelo menos no papel, assim parece. Ora bem, Deco um jogador alheado das luzes da ribalta nos últimos anos. Parece ter lugar cativo no nosso 11, pois assim parece exigir o enorme nome que se lhe lê nas costas. Já não é o jogador em que toda a gente depositava as esperanças nas últimas grandes competições, perdeu fulgor físico, anda desaparecido dos terrenos de jogo, e quando joga, fá-lo a conta gotas no Chelsea. Esperamos todos que Deco reapareça neste Europeu, mas a verdade é que os olhos estão postos noutros jogadores. Danny, jogador do Zenit, pode muito bem ser o 'joker' de Portugal, a utilizar por Queiroz, já que a época na Rússia vai ainda no inicio, e assim, este jogador saltando do banco, pode fazer miséria nas equipas adversárias, pela sua velocidade, imaginação, e poder de 'dribble. Tem a enorme vantagem de poder deambular pelas 3 posições atrás do ponta de lança, algo que Deco já não consegue fazer. A escolha destes 2 jogadores parece acertada por parte de Queiroz. Deco deve assumir lugar na equipa titular, enquanto que Danny pode muitas vezes, assumir quiça um lugar mas nas alas.
Se para a posição de trinco não há dúvidas na concordância das escolhas, já na posição de 8, questiona-se a ausência de João Moutinho. Teve uma época pobre no seu clube, mas foi sempre parte integrante nas convocatórias aquando do apuramento, e ser claramente um grande jogador, que certamente vai fazer falta a grupo de trabalho. Quanto à posiçao 10, ainda era espectável uma possivel chamada de Nuno Assis ou Carlos Martins (fizeram ambos excelentes épocas) que trariam elevada moral à equipa. O professor optou por 'não inventar', dizemos nós.

Por último, focalizamos o último reduto sectorial de uma equipa, o ataque...
A começar nos extremos (não vamos diferenciar esquerda nem direita, uma vez que é óbvio que os extremos trocam de posição ao longo de uma partida, por variadíssimas vezes). Escolhas já esperadas por todos, até pela falta de qualidade que escalões de formação portugueses têm verificado neste sector, ultimamente! Simão, Nani e Cristiano Ronaldo. A dúvida reside sobretudo na questão Simão/Nani. Cabendo ao treinador decidir se aposta na experiência de Simão, ou se decide apostar no maior poder de 'explosão' de Nani. Qualquer opção será boa (não há muitas selecções que se possão gabar de ter 3 extremos da categoria dos nossos. Apostaríamos em Simão, numa fase inicial da competição, pois Queiroz não quererá por as cartas todas em cima da mesa, logo no inicio. Experiências anteriores atestam esta nossa teoria. Mas a ver vamos. É em Cristiano Ronaldo que estão depositadas as esperanças de todos os portugueses, e os holofotes de todo o Mundo estão sobre ele, na mesma medida. Depois de uma época de estreia fulgorante na liga espanhola, é de acreditar que transporte essa forma e moral para a selecção durante o Verão. Apesar de, em 2008 também ter tido uma época recheada no Manchester United, e depois pouco ter demonstrado no Europeu da Áustria/Suiça.
Carlos Queiroz decidiu convocar apenas 2 pontas-de-lança de raiz, Liedson e Hugo Almeida, foram eleitos e ninguém pode chamar incoerente ao professor, pois eram as escolhas espectáveis por todos. Liedson será o titular indíscutivel nessa zona, nem será de crer (mesmo em situaçoes de desespero), que Hugo Almeida se junte a ele muitas vezes, para jogarem em cunha no ataque. Hugo Almeida será sobretudo uma boa opção para as rectas finais dos desafios, pois sendo forte físicamente, ajudará a selecção, quer a defender, quer a atacar, nas bolas paradas.
Makukula, pela época que realiza, ainda, na turquia, Nuno Gomes, pela liderança que transmite e experiência, e Edinho, por motivos de coerênica do técnico, seriam outras escolhas possíveis, a nivel de avançados centro. Varela teria legitimas aspirações, mas teve a infelicidade de contrair uma grave lesão que lhe acabou com o sonho de estar presente na África do Sul.

Foram estas as escolhas de Carlos Queiroz, e a respectiva análise.

Sendo este um blog de benfiquistas, para benfiquistas, faço saber que Benfica é Portugal, Portugal é Benfica. Daí, o teor desta minha crónica. Procurei ser isento ao máximo, pois, como bom português, a partir desta segunda feira que passou, posso dizer que já só tenho a selecção em mente, praticamente.

Peço desculpa pela minha ausência nestas últimas semanas (tinha mais que razões para escrever, e despejar euforia, pela alegria que o nosso Benfica nos deu), mas não foi possivel comentar por motivos aos quais são todos alheios, principalmente, desculpas ao meu caro amigo, Nuno Gil, o grande mentor deste blogue, e um grande camarada!

FORÇA PORTUGAL!!!

Capas dos Jornais de 12 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)

Rúben Amorim nas reservas para o Mundial


A Federação enviou esta terça-feira para a FIFA uma lista de 30 jogadores, 24 convocados divulgados ontem por Carlos Queiroz e seis reservas entre as quais o recentemente Campeão Nacional Rúben Amorim.

Também Makukula, ainda dos quadros do Benfica, emprestado ao Kayserispor faz parte da lista de seis jogadores escolhida por Carlos Queiroz. Ainda referência para Manuel Fernandes (jogador que passou pelo Benfica) nessa mesma lista de reservas, à qual ainda se juntam Rui Patrício, Moutinho e Eliseu.

Luisão e Ramires convocados para a Selecção Brasileira


O defesa Luisão e o médio Ramires foram convocados para a Selecção Brasileira para disputarem o Campeonato do Mundo na África do Sul.

Os recentemente Campeões Nacionais estão na convocatória de Dunga para o Mundial 2010 e defrontaram Portugal no último jogo do Grupo G no dia 25 de Junho.

Benfica no Pote 2 da Liga dos Campeões


O Benfica vai integrar o pote 2 da Liga dos Campeões da próxima época apesar de ainda estarem por apurar alguns campeões na Europa (casos dos campeonatos Espanhol e Italiano, por exemplo). O arranque da fase de grupos está agendado para os dias 14 e 15 de Setembro.

Nova camisola para a época 2010/2011

O Sport Lisboa e Benfica e a Adidas apresentaram a nova camisola do Benfica para a época 2010/2011. A camisola é inspirada na que foi usada pelos campeões europeus de 1960/1961 rumo à vitória final sobre o Barcelona, por 3-2, em Berna, na Suiça.

Os "apresentadores" das camisolas foram 5 campeões europeus nesse ano José Augusto, Artur Santos, Mário Coluna, Mário João e Ângelo.

A nova camisola tem essencialmente 3 novidades em relação à que o plantel desta época utilizou rumo ao título: três botões junto ao pescoço; o emblema igual àquele que as camisolas de 1960/1961 tinham estampado e, por fim, a alteração mais importante em relação às últimas 5 épocas, o escudo de campeão nacional colocado na manga direita.


Capas dos Jornais de 11 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)

Resultado das Votações

Após a convocatória de Carlos Queiroz apresento os resultados das votações disponibilizadas no blog acerca de quem deveria ser o guarda-redes, lateral-direito e lateral-esquerdo titulares da Selecção Portuguesa no Mundial 2010.

Lamentavelmente, a grande maioria dos visitantes do nosso blogue têm uma maior capacidade de avaliar o futebol na sua globalidade. Não possui dessa mesma capacidade o seleccionador Nacional Português tendo deixado de fora os dois jogadores mais votados para as posições de guarda-redes e lateral-direito.


A presença de jogadores como Daniel Fernandes, Ricardo Costa e Zé Castro e a ausência de jogadores como Quim, Rúben Amorim e Carlos Martins mostram a autenticidade e credibilidade das escolhas do Seleccionador que prepara Portugal para serem desonrados na África do Sul.

( Mensagens recebidas por telemóvel logo a seguir à convocatória:
"Miséria de selecção! Força Costa do Marfim!..."
"Carlos Martins? Quim? Rúben Amorim? Nuno Gomes? Que Anti-Benfiquismo, que vergonha!"
(IN)Felizmente há gente com razão...!)

Convocado do Sport Lisboa e Benfica para a Selecção Nacional do Mundial 2010


Foi divulgada à pouco a convocatória da Selecção Nacional para o Mundial 2010, na Covilhã por Carlos Queiroz.

O seleccionador escolheu 24 jogadores (deveriam ser 23, mas devido à duvida da presença de Pepe foram escolhidos 24) para disputar o Mundial 2010 na África do Sul, entre eles apenas 1 recentemente Campeão Nacional: Fábio Coentrão.

Dos 50 pré-convocados tinham sido escolhidos 6 jogadores do Benfica, tendo ficado de fora da convocatória Quim, César Peixoto, Rúben Amorim, Carlos Martins e Nuno Gomes.

Parece-me desproporcionada a presença de alguns jogadores, bem como a ausência de outros (casos de Quim, Rúben Amorim, Carlos Martins). Enfim ...

Vídeos do Dia

Benfica 2-1 Rio Ave - Relato dos Golos





Tenham Cuidado, Ele é Perigoso, Ele é o Oscar Cardozo

Capas dos Jornais de 9 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)

Campeões Nacionais 2009/2010


O Sport Lisboa e Benfica consagrou-se esta época Campeão Nacional após uma vitória no Estádio da Luz por 2-1 contra o Rio Ave.

Uma vitória complicada devido à grande ansiedade dos jogadores do Benfica, mas mostrando os nossos jogadores o porquê de termos sido a melhor equipa durante a temporada.

Num estádio repleto de adeptos encarnados que nunca deixaram de apoiar e "puxar" pela equipa, Oscar Cardozo marcou os 2 golos da equipa da Luz e tornou-se no melhor marcador do campeonato nacional.


Principais declarações dos membros do Benfica:

Jorge Jesus: «Fomos a equipa com mais fantasia»
Luís Filipe Vieira: «Só saem jogadores pelas cláusulas»; «Benfica à altura da nossa história»;
David Luiz: «Vou ficar»; «O dia mais feliz da minha vida»
César Peixoto: «Nós fomos mais fortes»
Fábio Coentrão: «Mereço ser convocado para o Mundial»
Javi García: «Não há adeptos como estes»
Miguel Vitor:«Estou muito feliz»
Ramires: «Os adeptos venceram este título»
Luisão: «O jogo mais difícil foi hoje”
Carlos Martins: «Fomos os melhores»
Weldon: «Ser campeão novamente para o ano»
Di María: «Sempre pensámos em ser campeões»

CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!

Parabéns a todos pelo excelente espectáculo a que assistimos durante a época!

Fizeram-nos acreditar e sonhar!

Benfica, o nosso orgulho!

E o Marquês estava mesmo Reservado!

32º título - CAMPEÕES NACIONAIS!

Nada a temer!



Benfica, Benfica, Benfica! Hoje, dia 9 de Maio de 2010, o nosso clube irá festejar (!!!) o tão merecido título de Campeão Nacional...

Numa época em que todos se uniram contra o Benfica, portistas, sportinguistas, bracarenses e antijesusistas, tentando estes impor a história da carochinha, referenciada por uma pessoa (será pessoa?) como o Campeonato dos Túneis! Não vou entrar em conflitos, nem tanto falar de outros clubes! Eu sou Benfiquista, eu tenho amor ao meu clube! Pena tenho eu que outros "adeptos" não tenham clube e tenham que mostrar o anti-benfiquismo, fazendo deste o 2º Maior "Clube" de Portugal!

Aproveito este post para desejar sorte aos jogadores do Benfica, a todos! E a Cardozo (que após o que aconteceu ontem em Leiria (!!!) merece fazer dois golos e passar Falcão, nem que seja de pénalti ou com a mão)!
Não quero, também, deixar de dar aos parabéns aos valentes jogadores de Voleibol do Benfica (que perderam ontem na 5ª partida e no 5º jogo da 5ª partida o Campeonato Nacional frente a uma consistente equipa do Sp. Espinho) e aos jogadores de Futsal (os actuais CAMPEÕES EUROPEUS, que perderam ontem, no Entroncamento, a Final da Taça de Portugal frente ao Belenenses a 6 segundos do fim do prolongamento (1-2)).

Carrega Benfica!