Este blog tem como objectivo divulgar notícias e tudo mais sobre o Nosso Benfica.
Tentaremos abordar todas as temáticas do Grande Glorioso ao nível do futebol, não deixando, contudo, de aprovar e atestar as grandes vitórias de todas as modalidades do Nosso Clube!
Obrigado a todos os que visitam o nosso blog, esperamos que deixem o vosso comentário :)




Jogador a Jogador

Uma análise ao plantel de 2009\2010 á lupa:

Quim - Sexta época no Benfica, 2º Campeonato ganho pelo benfica, sendo o atleta que tem melhor rácio época\títulos no Benfica! Uma espécie de mal amado, todos os anos adeptos e imprensa lançaram "substitutos" de Joaquim da Silva! Mas a verdade é que Quim nunca se abalou, nunca deixou de acreditar no seu valor, vieram J. César, Moretto, Jörg Butt, mas Quim sempre se manteve sereno e acabaria sempre por ser o GR que convencia mais os técnicos que passaram pela Luz. JJ não foi diferente, desde a 1ª jornada mostrou que o titular seria Quim, e este aproveitou para ser, a par de Eduardo, o GR menos batido esta época. Em final de contrato, no mínimo, Quim merece a renovação.

J. César - Utilizado na Liga Europa e Taça da Liga, mostrou claro nervossismo por defender a baliza do Benfica, esteve bem na Taça da Liga, ajudando o Benfica a conquistá-la, esteve bem na Liga Europa, principalmente na eliminatória frente ao Marselha, mas fica ligado ao 1º golo do Liverpool em Anfield Road, que acabou por abrir caminho à passagem ás meias finais. Na minha opinião falta-lhe alguma qualidade e segurança, talvez os anos possam trazer essa qualidade, mas caso o Benfica compre um GR, o seu espaço irá ficar reduzido.

Moreira - Relegado para a Taça de Portugal, teve o azar da equipa ter sido eliminada na 2ª ronda. Este eterno suplente do Benfica, a quem sempre lhe vi grandes qualidades, mas o certo é que, tanto JJ, Quique, Camacho, Fernando Santos, Koeman, Trappatoni nunca o usaram muito, preferindo sempre Quim ou outros, e no fundo isto quererá dizer algo. Em final de contrato dificilmente deverá renovar, fechando um ciclo de 11 anos ao serviço do clube. Desejo -he a maior sorte do mundo!

Maxi Pereira - Um autêntico tanque de guerra este Uruguaio, um lutador incansável! Na sua 3ª época ao serviço do Benfica, chegou com C. Rodriguez em 2007, e ao contrário do seu conterrânio, não convenceu, não se prevendo nessa altura grande futuro no Benfica. Mas Maxi nunca parou de trabalhar, e o ano passsado surge surpreendentemente como titular seguro do lugar de Defesa-Direito, e este ano fez um ano brilhante! Inicialmente teve a concorrência de Patric, mas o jovem Brasileiro não convenceu, ficando quase que com a posição só para si, surgindo mais tarde R. Amorim. Mas mesmo assim Maxi nunca relaxou, e mortou um notável sentido posicional, técnica e alguma velocidade, mostrando a todos os Benfiquistas que podem estar descansados, o lugar de Defesa-Direito esté bem preenchido. Um dos atletas que estará no Mundial, obviamente desejamos as maiores felicidades a Maxi.

L. Filipe - Pois é! Porque Luis Filipe aparece aqui? Porque jogou 15 minutos frente ao Porto, tornado se também Campeão Nacional. 15 minutos e um remate do meio da rua que passou rente á trave. Dificilmente fica mais 1 época.

Luisão - O Nosso Capitão! O nosso líder! É vísivel a influência do Luisão sobre a equipa e principalmente no balneário! O atleta, a seguir a Moreira, com mais anos no Benfica, completando 7 épocas. Luisão é como Vinho do Porto, quanto mais velho melhor, e de facto fez a sua melhor época, formando uma dupla temível com D. Luiz! É rei e senhor nas alturas, como se um Caça F-17 se tratasse, protegendo todo o espaço aéreo defensivo do Benfica, e criando estragos no ataque em lances de bola parada! A sua expriência e sentido posicional escondem alguma falta de velocidade, tornado se muito forte no 1x1. Um grande Campeão! Um Campeão á imagem do Benfica! Que fique por muito e muitos anos ao nosso serviço! Estará no Mundial ao serviço do Brasil. Boa sorte Luisão, menos contra nós!

D. Luiz - O nosso menino, o Xerife! Ainda me recordo de há cerca de 4 épocas atrás, David Luiz, poucas semanas depois de chegar de divisões inferiores do Brasil, defrontava a titular o Sporting, e após 2 corte consecutivos a Liedson com tremenda confiança e facilidade logo disse pra mim mesmo: "Este miudo é craque"! E não me enganei, mas demorou 3 anos, foi preciso JJ chegar e tirar o David de Defesa-Esquerdo, um crime que Quique tanta vezes cometeu! Apetece-me dizer que David Luiz foi o melhor jogador da época passada, mas também era injusto. Mas que grande época do David, praticamente intransponível no 1x1, fortíssimo no jogo aéreo, rápido, óptimo sentido posicional e uma técnica individual de fazer inveja a muitos médios ofensivos!! Com uma cláusula de 50 Milhões, só peço á direcção uma coisa este ano, o David Luiz não!!!

Sidnei - É um excelente central este jovem Brasileiro, também ele com muita técnica, e fortissimo no 1x1, jogou praticamente a época toda com Quique, e este a época toda no banco com JJ. A diferença? David Luiz regressou ao meio e acabou com as hipóteses de Sidnei. Terá de jogar mais na próxima época, até porque foi um dos activos mais caros da época passada. Falta um bocado de fibra a Sidnei, talvez a fibra a mais de David poderia ajudar Sidnei.

M. Vitor - Tapadissímo a defesa-central, apenas cumpre como Defesa-Direito, o antigo capitão dos Juniores tinha uma missão espinhosa para jogar, e sem castigos e lesões dos centrais titulares, fez muito poucos jogos. Precisa de rodar para evoluir e poder regressar no futuro com mais hipoteses de singrar. Boa sorte Miguel!

C. Peixoto - O último reforço de Verão, o polivalente jogador do Benfica, fixou-se mais a defesa esquerdo. Mesmo não sendo um DE de raiz faz bem esse lugar, beneficiando da sua altura, bom sentido posicional e experiência para contribuir defensivamente, e de um excelente pé esquerdo, e boa qualidade de passe para contribuir ofensivamente. Depois de um jogo excelente frente ao Porto, anulando inequivocamente a "estrela" Hulk, Peixoto estava em alta na equipa e perante os adeptos. Uma série de lesões, começadas no aquecimento do jogo contra o Nacional levou Coentrão a assumir o lugar e o jovem nunca mais o largou. Deverá manter se para a próxima época.

F. Coentrão - Quem diria que este caxineiro, que gostava mais de noitadas que de futebol explodiria esta época? Logo na pré-época os primeiro sinais de mudança, atleta mais trabalhador, já não se mandava para o chão com tanta frequência, trabalho defensivo, ao ponto de me questionar: O que fizeram ao Fábio que de repente tornou se num profissinal a sério?? Excelente pré-época permitia a Fábio não só convencer JJ, mas mostrar se como alternativa altamente credível a Di Maria. Como se não chegasse, Fábio começou a jogar a Defesa -Esquerdo, e para surpresa de todos, ao cabo de 10 jogos Fábio já não enganava e estavamos a ver nascer um grande defesa-esquerdo! Ofensivamente usa a sua qualidade de passe, mas acima de tudo a velocidade, para desiquilibrar, e com isto, o que ganhou Di Maria! A defender aprendeu a posicionar-se tacticamente, e aproveita a velocidade para anular os extremos contrários, que o diga Hulk no jogos com o Dragão, mais uma vez anulado por uma adaptação a lateral. Grande época coroada com o casamento e a chamada a selecção, tornando-se no único atleta Português a representar o Benfica no mundial. Boa sorte Fábio!!!

Shaffer - Fez alguns jogos, tornado se também ele Campeão Nacional! Na retina ficam os estraordinários cruzamentos! JJ não contou com ele e acabou emprestado, e pelos vistos JJ continua a não contar com ele.

Javi Garcia - Quando o Benfica anunciou a contratação de Javi ao Real por 7 Milhoes de euros, eu entrei em pânico... Primeiro porque não conhecia o atleta, segundo pelo síndroma Balboa, terceiro pelo síndroma Real, que normalmente só nos vende jogadores que pouco rendem. Mas Javi convenceu tudo e todos ao cabe de 2\3 jogos! Com um sentido posicional fantástico, encaixou como um luva nesta tática de JJ, mostrando que quem percebe disto é o JJ, o resto são peanuts! Muito forte fisicamente, facilmente fez esquecer Katsouranis, que só por si não era fácil, faz dobragens perfeitas, aos laterais, aos centrais e médios, e é o primeiro "bombeiro" de serviços travando inúmeros contra ataques adversários! A sua qualidade é tanta que quando corta bolas, deixa as muitas vezes jogáveis, que permite rápidos contra ataques á equipa! Importante nas bolas paradas tanto defensivamente como ofensivamente! Muy bien tio! Que fique muitos anos!

Airton - Em Dezembro surgia este jovem de 19 anos, campeão no Brasil! Tive certo receio, isto porque médio defensivos Brasileiros o Benfica tem um cemitério de asneiras na sua história. Airton, tapadíssimo por Javi, teve de pacientemente esperar pela sua vez, somando unicamente 4 jogos, mas nesses 4 jogos, fez crescer o água na boca, querendo ver muito mais dele! Se defensivamente me pareceu que nada fica a dever a Javi, já achei bastante evoluido ofensivamente. E aquele remate contra o Rio Ave era para levantar o estádio e este nunca mais se sentar! Será um duelo titânico na próxima época entre Javi e Airton!

R. Amorim - Tenho uma enorme simpatia pelo o futebol do Rúben! Um polivalente, faz bem todos os lugares do lado direito, e fez alguns jogos no lugar de Javi, antes da chegada de Airton. Um exemplo de dedicação, de trabalho. Apontado como suplente, título que tem desde que chegou á luz. Mas Ruben não dorme á sombra da Bananeira, luta nos treinos, prova nos jogos. Relegou em alguns jogos tanto Maxi como o Ramires para o banco, mostrando a sua ultilidade na equipa! Na minha opinião, uma injustiça não ter sido convocado para a selecção!

Ramires - O nosso "Iniesta"! Uma delicia ter um super atleta como Ramires no Benfica! Vale todos os cêntimos que pagámos por ele!!! Está a jogar há 2 anos seguidos! Fez uma primeira volta brutal, notando-se claramente um abaixamento físico na 2ª volta. Em quase todos os jogos terminou como o atleta que mais correu, chegando ao ponto de cansar até os adeptos! Veloz, muito forte defensivamente, excelente técnica, grande sentido posicional, marca golos, a pergunta óbvia: há algo que o Ramires nãi saiba fazer num jogo de futebol? Talvez na baliza. Se poder ter um segundo pedido, após o David, o Ramirez Não!! Mais um atleta no Mundial ao serviço do Brasil. Boa sorte Ramires, menos contra Portugal!

Aimar - Aqui vai uma confissão: Aimar é o meu ídolo no Benfica, é porque sempre o foi! Acompanho a carreira do Aimar ainda ele jogava no River. Ainda me lembro de estar em Barcelona de férias, e todos os dias abrir as páginas dos jornais desportivos á espera de novidades, até que vi Aimar confirmado, e sem dúvida um dos dias mais felizes da minha vida Benfiquista!! A época passada pouco se viu Aimar, temendo que os problemas físicos escondessem o verdadeiro Aimar. Mas este ano JJ recuperou-o, fisica e mentalmente e vimos o melhor de Aimar, um mágico, um pensador, lê todos o lances ofensivos como se o Quad Core de última gama de tratasse! O melhor de Aimar, é o mais bonito que tem o futebol!! Só me apetece cantar: Pablo, Pablito Aimar, que la glória volverá! Como Kempes y el Piojo, otro pibe imortal!!

C. Martins - Personalidade complicada, talento nato, sempre o reconheci esse talento desde o tempo do Sporting. Carlos teve um ínicio de época díficil, mas a partir de Dezembro vimos o melhor de Carlos, assumindo muitas vezes a titularidade e relegando Aimar para o banco. Os seus golos foram fundamentais em alguns jogos, mas foi na parte final que Carlos mais supreendeu, ao estar tacticamente muito bem, algo até ai desconhecido para todos os adeptos, e até boas exibições defensivas fez! Inesquecivél o golo que fez na final da Taça da Liga frente ao Porto!

Di Maria - Para muitos a estrela da equipa. Teve a sua explosão esta época depois de 2 anos muito abaixo do esperado, um talento em bruto! Super veloz, tem um arsenal de fintas, fazendo gato sapato de muitos laterais, nem sempre decide bem, mas este ano claramente mais produtivo, acabando o ano como melhor assintente da equipa! É de facto um prazer ver o melhor do Di Maria, quem se vai esquecer daquele passe de letra que isola Cardozo frente ao Olhanense?? É um atleta que dificilmente ficará. Estará presente no Mundial a representar a poderosa Argentina. Boa sorte Di Maria!

Urreta - Também foi campeão, como Luís Filipe, á custa do jogo com o Porto, onde foi titular inesperado, fezendo um belo jogo, e estando na origem do único golo do Benfica. Foi emprestado ao Peñarol para se tornar também aí Campeão pelo seus país.

Filipe Menezes - Atleta interessante, boa técnica, bom remate, mas muito abrasileirado, ou seja, a jogar muito a passo, perde algumas bolas por não ser muito dinâmico e rápido a decidir, mas tem claramente tudo pra ter sucesso. Precisa de rodas, e provavelmente será emprestado na próxima época.

Cardozo - Não há muito a dizer, é o goleador da equipa, goste-se mais ou menos do estilo dele, o facto é que marca golos, aliás, sempre marcou desde que chegou ao Benfica, que mais querem? Pé esquerdo prodigioso, excelente sentido posicional, e belos jogo de costas para a baliza. Precisava melhorar bastante o seu jogo aéreo e o seu pé direito, que parece cego. Melhor marcador do Campeonato, melhor marcador da Liga Europa, chega?? Mais um no mundial ao serviço do Paraguai, boa sorte Tacuara!!!

Saviola - Se alguém me dissesse, há 10 anos atrás, que o Aimar e Saviola iriam jogar juntos no Benfica eu ria-me! Mas o destino assim o quis! E ainda bem que assim foi, Saviola é, pra mim, o jogador mais completo e inteligente deste campeonato Português, rapidissimo, com uma técnica apuradissima, excelente relacção com os golos, fez uma dupla tremenda com Cardozo. As recepções de dbla do Saviola deveriam vir em vídeos pra os "putos" verem e reverem sem conta!! Este pequenos enorme jogador é grande demais para o nosso campeonato, mas espero que por cá se mantenha!

Kardec - Jovem, alto, possante, forte no jogo aéro! Tem o que Cardozo não tem, mas não tem o que Cardozo tem. Marcou um único golo, e que importância teve, que eliminou o Marselha!! Bastante lutador, precisa claramente de crescer, mas sem dúvida um jogador de futuro!!

Éder Luis - Se o Meneses está muito abrasileirado, este então nem comento... Talvez a aquisição menos conseguida esta época (nem entra nas contas Keirrison), e teve algumas oportunidades! Marcou um golo importante frente ao Leixoes, mas precisa claramente de rodar para tentar encontrar o ritmo europeu.

Weldon - 180 Mil euros!! Quem diria que iria ser tão fundamental?? Há atletas assim, Weldon não e nenhum primor de técnica, mas tem uma relacção com o golo inexplicável! JJ disse que era o avançado mais veloz no campeonato e não acho que tenha dito grande asneira. Fundamental em 3 jogos, fica para sempre ligado a este título.

N.Gomes - Em fase descendente da carreira poucos jogos fez, mesmo assim fez 3 golos, principalemente em Olhão, fundamentsl!!


Obrigado equipa por este ano, e para o ano quero mais! Muito Mais!!!

«Vai começar o novo sonho» - Franco Jara


Entusiasmadíssimo. Assim está Franco Jara, avançado argentino de 21 anos, contratado ao Arsenal de Sarandí, que deve ser apresentado em Lisboa no próximo dia 1 de Junho. O futebolista, natural de Villa Nueva, perto de Córdoba, de onde é também nativo Pablo Aimar, fez ontem uma visita à escola J. J. de Urquiza, do Bairro Mariano Moreno, acompanhada pelo El Diario del Centro del País, a mesma escola onde trabalha a mãe, como cozinheira, e falou abertamente do Benfica. «Vai começar um novo sonho e é algo que sonhava há muito tempo. Não sei se esperava que acontecesse tão depressa, mas pela forma como as coisas foram acontecendo, face ao que fiz no campeonato passado, é um orgulho pessoal muito grande e algo que me deixa muito feliz», começou por explicar o jovem avançado, que não está ainda muito familiarizado com o clube da Luz: «O pouco que conheço é aquilo que tive oportunidade de ver pela televisão. Estive com o presidente [Luís Filipe Vieira], que me contou algumas coisas acerca do Benfica, mas em breve vou conhecer muito mais.»

Benfica negoceia fim do azul com TMN

Os adeptos do Benfica que criaram ou se associaram ao movimento que decorre na internet contra o azul da TMN nas camisolas do Benfica podem ficar descansados: ainda é possível que, esta temporada, o seu desejo venha a ser concretizado.

Os responsáveis do Benfica e da Portugal Telecom, detentores da TMN, já estão em conversações desde o ano passado para que o azul desapareça das camisolas, mantendo-se o patrocínio da TMN.

Ao que O JOGO apurou, a Portugal Telecom está receptiva, procurando uma solução para que a imagem da sua marca de telecomunicações móveis se adapte ao equipamento encarnado, à semelhança do que acontece com outras empresas e outros grandes clubes da Europa. Por exemplo, o logótipo da AIG - que tem um fundo originariamente azul - foi alterado nas camisolas do Manchester United.

Apesar do plantel já ter sido apresentado e inclusivamente estreado, no jogo de anteontem com o New England Revolution, o seu equipamento para a próxima época, O JOGO sabe que o processo é reversível e que o "look" da camisola pode ainda vir a mudar no decorrer da temporada 2010/11.

O desagrado dos adeptos, já não é novo. Na época passada, quando a TMN surgiu nas camisolas, houve movimentos de contestação, que agora ganharam nova força, com a conquista do título. Há vários grupos e páginas no Facebook com um total de mais de 10 300 adesões, para além de uma petição pública com 2227 assinaturas recolhidas até ontem, e ainda um vídeo no You Tube.

Noticia OJogo. Este Blogue orgulha se de ter contribuido para esta iniciativa, prova que os adeptos também podem contribuir para um melhor Sport Lisboa e Benfica!

Vídeo do dia

New England Revolution 0-4 Benfica - GOLOS

«Jogar no Benfica é fácil» - Fábio Faria


O jovem Fábio Faria foi titular na vitória do Benfica sobre o New England Revolution (4-0) em jogo particular, nesta madrugada. O jovem defesa, que trocou o Rio Ave pela Luz, admite que estava nervoso, mas diz que depois foi tudo muito fácil.

«Jogar no Benfica é mais fácil do que jogar no clube onde estava, porque são jogadores de grande qualidade e tudo é mais fácil quando se tem uma grande equipa», comentou Fábio Faria no final, citado pela Lusa.

«No início senti-me nervoso, mas com a ajuda dos meus companheiros, que foram espetaculares, e com o decorrer do tempo, isso passou e acho que fiz um bom jogo, como o resto da equipa», prossegue o internacional sub-21, que começou o encontro a central, ao lado de Sidnei, e acabou a lateral-esquerdo.

Fábio Faria fala ainda dos primeiros dias de adaptação ao Benfica e assume que o objectivo, naturalmente, é «ficar no plantel». Tem sido muito fácil [a adaptação]. Já tinha falado com o Fábio Coentrão, que me tinha dado boas indicações do grupo, e quando cheguei fui muito bem recebido pelos companheiros. Há muito tempo que trabalhava para chegar a um clube grande e agora cheguei ao maior clube de Portugal. Estou muito contente.»

Benfica vence New England Revolution

O Benfica venceu esta madrugada o New England Revolution, da América, por uns expressivos 4-0 no primeiro jogo da digressão do Clube da Luz a realizar nos Estádos Unidos e Canadá. Ao intervalo o resultado já era de 3-0 no jogo que marcou a estreia de Fábio Faria (titular).

Felipe Menezes fez o primeiro golo da equipa da Luz aos 15 minutos. Saviola entregou-lhe a bola à entrada do meio-campo adversário, o médio foi galgando terreno com a bola dominada e à entrada da área desferiu remate potente de pé direito para a esquerda do guarda-redes.

Três minutos depois Sidnei assinou o 2-0 de cabeça após um cruzamento da esquerda de Peixoto.

O mesmo César Peixoto marcou o 3-0 aos 33: na marcação de um livre da direita, a bola foi cortada na direcção da baliza, Kardec simulou e deixou passar e a bola, que acabou por entrar no poste contrário.

Ao intervalo, saiu Saviola e entrou Weldon. Kardec fez o 4-0 aos 54, de livre directo.

Aos 58, entraram ainda Javi Garcia e David Luiz para os lugares de Airton e Fábio Faria. Jogaram ainda Leandro Pimenta e David Simão.

No Benfica jogaram Júlio César; Luís Filipe, Sidnei, Fábio Faria (David Luiz), César Peixoto (Leandro Pimenta); Airton (Javi Garcia), Ruben Amorim (David Simão), Éder Luis, Felipe Menezes; Saviola (Weldon) e Kardec.

O Título tão esperado!


Começo esta crónica em jeito de balanço para dar em primeiro lugar os parabéns ao Sp.Braga, clube da minha terra que muito orgulho me deu ver a lutar pelo título com o meu benfica até ao fim! Ainda me lembro de desde miúdo dizer: "O meu campeonato de sonho é ver o Benfica Campeão com o Braga em segundo!" Algo que sempre disse, mas que pouco acreditava, e o pouco provável aconteceu! O Sp. Braga valorizou a vitória do Benfica e poderá iniciar um novo capítulo na vida desse clube, a cidade de Braga assim o merece.
Seguidamente gostaria de dedicar este título, assim como todos os títulos que o benfica ganhar enquanto eu for vivo, a Miki Fehér, a quem nenhum Benfiquista poderá esquecer!

Agora a análise de uma época de sonho, arriscando-me a dizer, a melhor época que já vi o Benfica fazer, apesar de ter visto grandes equipas do Benfica na década de 80,. Contudo, e como era muito novo, não vibrava com o futebol como vibro nos dias de hoje. E de facto nos ultimos 20 anos não há memória de época assim! Conquistámos o campeonato e a Taça da Liga (depois de golearmos Sporting nas meias finais e golearmos o Porto na final), atingimos os Quartos de Final da Liga Europa depois de 14 jogos feitos (9 Vitórias, 2 empates e 3 derrotas), talvez so mesmo na Taça de Portugal não estivemos ao nosso nível, eliminados pelo Guimarães em pleno Estádio da Luz.
Mais do que as conquistas, vimos uma equipa com um fio de jogo formidável, jogadores a jogarem no máximo do potencial, uma equipa sempre motivada, sempre insaciável,s empre de olhos na baliza adversária, consistente, com vontade e fome de fazer história!! Perto de 50 jogos e 124 golos marcados!!! Se retrocermos precisamos de somar 2 ou 3 épocas anos para atingir estes números!!
Tudo começou a 28 de Maio de 2009, Jorge Jesus deixa o Sp.Braga depois de uma época em que levou o Braga á vitória na Liga Intertoto e ter feito a melhor presença em competições europeias de sempre deste mesmo! Chegou e num novo encher do balão de oxigénio disse que iriamos jogar o dobro. Os mais entusiastas rejubilaram de alegria, os mais cépticos duvidaram das capacidades deste, mas o facto é que a equipa jogou sempre em alto rendimento, jogou o dobro, o triplo, talvez o quádruplo! Conquistou todos, até a mim, até ai não muito fã de JJ, talvez por alguma falta de classe do treinador Português na hora de discursar, mas... depois de um ano a ouvir um grande orador que era Quique, e passarmos, mais uma vez, ao lado do campeonato, já não me importo dos chutos na gramática do JJ, afinal o futebol são golos, são vitórias, são conquistas!
Logo após a entrada de o novo treinador desfilaram novos jogadores nas transferências para a Luz, desde logo a compra do mediático Saviola, da promessa Ramirez e Javi Garcia, mas, adeptos como eu, depois de tantos anos a sofrer, é ver para crer, nomes não ganham jogos, e depois de uma expriência de 2008\2009, em que entraram jogadores como Aimar, Reyes, Suazo para termos os mesmos resultados do costume, a veia mais pessimista em mim começava a questionar se: Será que o Saviola vai fazer melhor que o seu amigo Aimar? Será que Ramires se vai adaptar? Será Javi mais um Balboa? Etc, etc... Mas logo na pré-epoca o Benfica se viu algo diferente na equipa, fio de jogo, jogadores a jogar na posição que mais rendem (Aimar, D. Luiz, Di Maria), pressão alta, golos, golos, golos, conquista de troféus, cuja importância era praticamente nula, mas mostrava a vontade de ganhar, e nunca fez mal a ninguém ganhar! Depois duma pré-epoca fortíssima as espetativas eram muitas, e a equipa mostrou ansiedade, vísivel nos jogos com o Marítimo e Guimarães, mas a goleada 8-1 ao Setúbal relançou a equipea galvanizou os adeptos, e a partir daí não mais parou, nem a derrota em Braga afectou a equipa, mostrando ai um dos grandes segredos, a reacção ás derrotas, sempre com vitórias. Mas o Benfica não se resumiu a dar espectáculo nas provas nacionais, depois de uma derrota em Atenas o Benfica goleava o Everton por 5-0, num dos resultados mais avolumados contra equipas Britanicas, venceu esta mesma equipe em Inglaterra, terminando o grupo em primeiro com 5 vitórias e 1 derrota. Mas no campeonato o Benfica via-se a lutar com o inesperado Braga, mas deixando para trás Porto e Sporting. Com o Natal á porta entrou a Taça da Liga em acção, e depois de uma fase de grupos sofrivel, o Benfica mais uma vez mostrou todo o seu potencial, goleando Sporting e Porto, nas meias e final respectivas! No campeonato de vitória em vitória, á excepção do empate em Setúbal, naquela que foi, provavelmente, a pior exibição da época. Na Liga Europa após uma excelente fase de grupos o Benfica defrontou o Hertha e sem grandes dificuldades eliminou os Alemães, para depois eliminar o clube que se viria a sagrar Campeão Francês, o Marselha, numa eliminatória a lembrar épicas eliminatórias de outros anos! O Benfica terminou a presença na Liga Europa aos pés do Liverpool, não aguentando a eficácia dos Ingleses no segundo jogo.
De volta só com o campeonato pela frente e depois de eliminado pelo Liverpool a equipa volta a mostrar um dos seus maiores trunfos do ano, a gestão emocional, não desanimando, venceu imediatamente o jogo seguinte, após a vitória frente ao Braga, todos nós pensavamos que seriamos Campeõs mais jornada menos jornada, mas o facto é que o Braga nunca desarmou e foi um digno vencido! Após a derrota no estádio do Dragão, o Benfica entrava em campo a precisar de apenas um ponto. Alguma ansiedade, nervosimo impediu a equipa ter um resultado tranquilo e avolumado, mas a vitória nunca teve em questão.
Campeonato alcançado, estádio em festa, país celebra de Norte a Sul, Açores e Madeira, África e América, pois o Benfica é de facto do mundo!
A todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes um muito obrigado, foi uma época brutal, onde só queria que chegasse a próxima quinta ou o próximo domingo para ver os nossos bravos em campo! Mas agora que lhe apanhei o gosto quero mais, portanto, olhos no próximo campeonato, olhos na Champions, e já em Agosto na Supertaça frente ao Porto.
Aos dirigentes só peço, não desfaçam esta magnífica equipa!!

Vídeo do dia

Os nossos Campeões!

Fábio Coentrão na mira do Real Madrid

Segundo o jornal espanhol “As” notícia José Mourinho já fez chegar uma lista de potenciais reforços no caso de assumir o comando do Real Madrid na próxima época. Três nomes colocados em cima da mesa, todos do Benfica: David Luiz, Di Maria e Fábio Coentrão.

O «central» brasileiro e o extremo argentino há muito que estão na órbita do clube merengue, que terá agora também na retina o jovem lançado por Jorge Jesus a defesa-esquerdo na boa campanha realizada pelo clube da Luz.

Vídeo do dia

Protesto contra Publicidade TMN

Desejo de Saviola: «Oxalá possamos fazer uma boa Champions»


Saviola não espera facilidades, mas também não se deixa intimidar perante a perspectiva de o Benfica defrontar «equipas muito fortes» na Liga dos Campeões. «Oxalá possamos fazer uma boa campanha na Champions», disse o argentino, à partida para a digressão nos Estados Unidos e Canadá.

O jogador admite que os encarnados terão de ultrapassar obstáculos complicados, mas mostra-se confiante: «Seremos ambiciosos e trataremos de ter uma equipa competitiva. Sabemos que é difícil. Nessa competição há equipas muito fortes.»

Saviola fez uma boa época ao serviço do Benfica, mas, ainda assim, ficou fora dos eleitos de Maradona para o Mundial-2010. O jogador admite que ainda sonhou com a possibilidade de viajar para a África do Sul: «Claro que tinha essa ilusão, como todos os jogadores. Mas, à medida que o tempo foi passando, fui perdendo a esperança.»

Apesar de o seu desejo não se ter concretizado, Saviola assegura que não ficou aborrecido. Existirão outros jogos e outras provas: «Não fiquei triste. tinha vontade e esperança [de estar no Mundial]. Até sair a lista com os nomes não se perdem as esperanças. Vão outros companheiros e apoiarei os que vão. Esperarei por outra oportunidade.»

Utilização de Kardec é legal

Embora tenham surgido alguns rumores, por parte de quem "inveja" o Campeão Nacional, em torno da legalidade da utilização do avançado Alan Kardec, visto que esteve ligado a três clubes, Vasco da Gama, Internacional e Benfica, existe uma cláusula nos regulamentos da FIFA que permite essa situação.

Segundo o regulamento de transferência da FIFA (pag 12, art n.5 e alínea n.3):

- Um jogador pode no máximo estar registado em três clubes durante uma temporada. Durante esse período, o jogador apenas poderá participar em jogos de duas equipas. A excepção a esta regra é quando um jogador vai para outro clube que pertence a uma associação cuja calendário se sobrepõe (Começo da temporada Verão/Outono em vez de Inverno/Primavera) e nesse caso poderá participar em jogos oficiais por um terceiro clube durante a mesma temporada.

Existiram no passado caso semelhantes, como, por exemplo, relacionado com o argentino Javier Mascherano (Liverpool).

Benfica defronta Sunderland a 27 de Julho em Albufeira

O Benfica jogará, no Estádio Municipal de Albufeira, frente aos Ingleses do Sunderland no dia 27 de Julho.

O desafio com a formação benfiquista está agendado para as 21 horas e está em causa a vitória da Albufeira Cup. A última vez que as equipas se defrontram foi no Torneio de Amesterdão, a 24 de Julho de 2009, com o Benfica a vencer por 2-0 (golos de Maxi e Cardozo).

O encontro com os «encarnados» será o último dos black cats no estágio de pré-época a realizar no Algarve, de 20 a 27 de Julho.

"Admito baixar cláusula de rescisão a um jogador" - Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, admitiu negociar a rescisão de um futebolista, sem o identificar, e que os outros só saem se houver clubes dispostos a pagar os 40 ou 50 milhões de euros previstos contratualmente.

O presidente dos encarnados, que falava aos jornalistas durante a visita que está a realizar a Timor-Leste, prometeu aos adeptos que, na próxima época, terão "um Benfica ainda mais forte".

Questionado sobre eventuais saídas do plantel dos campeões nacionais de futebol: "Não sei se alguns vão sair, ou não vão sair. Todos nós sabemos o que é dinheiro e não podemos brincar com coisas sérias. Qualquer clube que esteja disponível para pagar as cláusulas que o Benfica tem em determinados contratos de jogadores, a única coisa que poderá fazer é dizer-lhes obrigado e deixá-los sair por terem servido o Benfica", acrescentou.

Luís Filipe Vieira referiu ainda que o planeamento da próxima época desportiva concentra atualmente a sua atenção: "Tudo o que estaria por fazer no Benfica está feito e hoje o que nos preocupa é a vertente desportiva e por isso estamos a apostar no futebol".