Este blog tem como objectivo divulgar notícias e tudo mais sobre o Nosso Benfica.
Tentaremos abordar todas as temáticas do Grande Glorioso ao nível do futebol, não deixando, contudo, de aprovar e atestar as grandes vitórias de todas as modalidades do Nosso Clube!
Obrigado a todos os que visitam o nosso blog, esperamos que deixem o vosso comentário :)




A última final



Joga-se amanhã, no Estádio da Luz, pelas 18 horas o último jogo do Benfica no Campeonato Nacional 2009/2010. O jogo que poderá consagrar a Nossa Equipa como Campeã Nacional, para isso basta 1 ponto frente ao Rio Ave. A ansiedade cresce em todos os benfiquistas e os jogadores amanhã têm que mostrar que são verdadeiros Campeões!

Foram 29 jogos disputados com apenas 2 derrotas e com 76 golos marcados e agora ... falta apenas mais um jogo, mais um ponto! Temos 73 e com 74 já somos Campeões Nacionais!

Haverá interesses individuais (como a conquista da Bota de Oura por parte de Cardozo que tem um golo a menos que Falcão, que marcara hoje dois em Leiria), haverá ausências importantes (nomeadamente o flanco esquero do Benfica, Coentrão e Di Maria, e no meio campo-defensivo, Javi Garcia, haverá vários aliciantes para os jogadores do Rio Ave, haverá muita ansiedade ... Mas haverá também muita garra, querer e ambição! Haverá um estádio repleto de adeptos com uma vontade enorme de poder gritar: "CAMPEÕES CAMPEÕES NÓS SOMOS CAMPEÕES" no Estádio da Luz! Felizmente, sou um felizardo por ter essa oportunidade!

Depois de cinco épocas de jejum no Campeonato Nacional chegou a hora... Jorge Jesus devolveu ao Benfica a mística ambicionada, a força de ganhar, o medo de enfrentar tudo!

Força Benfica, amanhã é a nossa vez!

Benfica derrotado na Final da Taça de Portugal


O Sport Lisboa e Benfica foi esta tarde derrotado na Final da Taça de Portugal em Futsal pelo Belenenses, no Pavilhão Municipal do Entroncamento, por 2-1 (após prolongamento).

Foi Marcelinho que a 6 segundos do final do prolongamento do jogo, e quando já toda a gente adivinhava a decisão por marcação de grandes penalidades, que fez o golo do Belenenses e deitou por terra as ambições dos pupilos de André Lima de revalidar o título conquistado na época passada.

Assistiu-se na "terra dos fenómenos" a um excelente jogo de futsal, entre duas grandes equipas, e com um pavilhão cheio de alegria e apoio às duas equipas.


(Peço desculpa aos seguidores do blogue pela minha ausência e respectiva "falha" nas capas dos jornais, vídeo do dia, resultados das camadas jovens, crónicas, etc)

«Queremos um clima à Benfica» – Jesus


O técnico encarnado pede o apoio dos adeptos para o último jogo do campeonato, que pode valer o 32º título da história do Benfica.

«É muito importante que o estádio esteja esgotado. É importante que eles entrem no jogo, que haja um clima de grande pressão sobre o adversário. Nalguns jogos já desconcentraram o adversário com assobios. Isso parece que não tem importância mas tem», disse Jorge Jesus à Benfica TV. «Queremos um clima à Benfica. O ambiente da Luz era temível no passado. Este ano tem-no sido e amanhã, mais do que nunca, tem de ser um ambiente fervoroso, apaixonado», disse, sublinhando, no entanto, que os adeptos não devem «dar intranquilidade à equipa», mas antes «dar sempre confiança» aos jogadores encarnados.

Quanto aos eventuais efeitos negativos que a pressão possa ter sobre os seus jogadores, Jesus não parece preocupado. «O Benfica joga sempre para ganhar e chega a este jogo com a mesma responsabilidade». Para que isso aconteça, a receita passa por «fazer um jogo de qualidade».

Sobre o adversário, Jorge Jesus avisou que «o Rio Ave é forte no contra-golpe», sublinhando que «há três jogos que não sofre golos». Por isso mesmo, o técnico do Benfica pede «um jogo inteligente» aos seus jogadores. Certo é que os encarnados vão jogar para os três pontos, apesar de um empate ser suficiente para garantir o título. «O Benfica nunca jogou, nem vai jogar para o empate. Não passa pela minha filosofia de jogo», garantiu.

Questionado sobre as ausências de Javi Garcia, Di Maria e Fábio Coentrão, castigados, Jorge Jesus admitiu que os três «são jogadores que têm uma intensidade de jogo muito alta», mas lembrou que «já houve jogos em que eles não jogaram e conseguimos ganhar».

«Uma equipa não são 11 jogadores mas a qualidade do seu plantel», defendeu. Para este domingo, é possível que haja «alguma modificação posicional e também táctica», em virtude das referidas ausências. Uma questão que Jesus preferiu deixar em aberto: «ainda não decidi, vou pensar até amanhã».

Mestre do Improviso

Pela segunda vez esta época Jorge Jesus vê-se privado, ao mesmo tempo, dos dois esquerdinos que formaram uma das alas mais explosivas da história do Benfica: Fábio Coentrão e Di María estão castigados devido à acumulação de amarelos e falham a recepção ao Rio Ave. Problema acrescentado para o técnico? Seguramente, mas não o suficiente para lhe retirar o sono.

Basta recordar a noite de 20 de Dezembro. Ambos falharam o clássico com o FC Porto para a Liga, obrigando Jesus a recorrer a dois dos seus expedientes mais marcantes: a capacidade de improviso e a arte de potenciar jogadores do nada. Contrariando todas as expectativas, apostou em Urreta, avançado/extremo uruguaio que não efectuara qualquer minuto na Liga.

Foi no próprio dia do jogo que o treinador de 55 anos o elegeu para a titularidade, com resultados bastante positivos: Urreta foi um dos melhores em campo e teve papel decisivo no lance do golo que viria a ser marcado por Saviola. Saiu aos 66 minutos e nunca mais alinhou pela equipa, pois em Janeiro foi emprestado ao Peñarol, do Uruguai. Jesus venceu os dragões sem duas das suas maiores estrelas e ainda recuperou Luís Filipe: o campeão pelo Sporting em 2002 cumpriu aí os únicos minutos (24) na Liga até ao momento, entrando para o lugar de Carlos Martins.

A 'criação' e a 'redescoberta'

Fábio Coentrão será talvez a maior demonstração do improviso de Jesus. A sua adaptação definitiva a lateral-esquerdo e a forma como desempenhou o lugar figurará na história do futebol benfiquista na época 2009/10, não só pelos excelentes desempenhos mas porque esta polivalência poderá colocá-lo na lista dos 23 convocados de Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul.

Rúben Amorim pode dizer o mesmo: alimenta a esperança de representar a Selecção Nacional justamente porque evidenciou esta época, mais uma vez, a sua polivalência. É um médio mas com Jesus alinhou muito mais vezes a lateral-direito do que aconteceu na temporada anterior com Quique Flores - ou mesmo no Belenenses nos tempos de Jesus.

Benfica com 6 pré-convocados para o Mundial


O selecionador nacional, Carlos Queiroz, divulgou esta quarta-feira a pré-convocatória da formação das quinas para o Mundial'2010. Ao todo, são 50 jogadores de uma lista de onde apenas 23 irão à África do Sul.


Os jogadores do Benfica são: Carlos Martins, César Peixoto, Fábio Coentrão, Nuno Gomes, Quim e Ruben Amorim.

(Brilhante: a equipa dos "sul-americanos" e que às vezes nem jogadores portugueses tem no onze consegue ter mais jogadores na pré-convocatória que o outros "grandes" de Portugal.)

Juventus 'in loco' por Di Maria


Depois de uma temporada completamente desastrada, a Juventus pretende apostar forte na próxima época: novo treinador (ao que tudo indica, será Rafa Benítez), 80 milhões de euros para gastar em contratações e muita vontade de vencer.

Di María é um dos jogadores que está no topo da lista de aquisições e, segundo avança a imprensa italiana, Rafa Benítez pediu à direcção bianconera para contratar o extremo argentino. O técnico espanhol defrontou o 20 encarnado esta temporada e ficou bastante agradado com o que viu e, na altura, teceu rasgados elogios ao canhoto.

A Juventus tem observado 'in loco' Di María desde o início desta temporada e, conclusões tiradas, os seus dirigentes estão mesmo decididos em avançar para a contratação do internacional argentino, cuja cláusula de rescisão está fixada nos 40 milhões de euros. Para baixar este valor, a 'Juve' poderá incluir jogadores no negócio, inclusivamente Tiago, que se encontra emprestado ao Atlético de Madrid. Promete ser um Verão escaldante para os lados da Luz no que a transferências diz respeito...

Halliche e Yebda (Argélia) e Cardozo (Paraguai) nos pré-convocados das suas selecções


O seleccionador Rabah Saâdane, da Argélia, pré-convocou 25 jogadores para participarem no primeiro estágio da selecção argelina, que vai decorrer entre 13 e 26 de Maio. Halliche e Yebda, dois jogadores que pertencem aos quadros do Benfica integram a lista divulgada esta terça-feira.


Óscar Cardozo está entre os 30 pré-convocados do Seleccionador Gerardo Martino. A chamada do avançado paraguaio é o corolário lógico da importância do jogador do Benfica na Selecção do seu país. Recorde-se que as listas definitivas de 23 elementos apenas terão que ser comunicadas à FIFA até ao dia 1 de Junho, a apenas 10 dias do início da competição.

Carlos Martins fora do Mundial 2010 segundo Antena 1


Segundo o que é avançado pela Antena1 Carlos Martins não entra nas contas de Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul.

Não passando de pura especulação devido às fontes não serem as oficiais (sendo as fontes desta notícia credíveis ou não) a rádio pública acrescenta ainda que há cinco jogadores do Benfica na lista de pré-convocados, sendo eles Quim, César Peixoto, Fábio Coentrão, Rúben Amorim e Nuno Gomes.

No entanto, não me parece verdadeira esta notícia por vários motivos:

- Era mais normal a chamada de Carlos Martins, que até está a fazer uma boa época pelo Benfica, do que Quim (que nunca fez parte das opções de Queiroz), César Peixoto (que pouco tem jogado) e Nuno Gomes.

- Rúben Micael está lesionado e fora do Mundial (à semelhança de Varela). Que jogador nº10 poderá convocar Queiroz?

Aguardamos, com natural curiosidade, a pré-convocatória divulgada pela Federação Portuguesa de Futebol para argumentarmos o fundamento ou não destas notícias divulgadas pela Antena 1.

Capas dos Jornais de 5 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)

Benfica é o 2º clube com mais participações na Liga dos Campeões

Com 29 participações em edições da Liga dos Campeões o Benfica é a 2ª equipa com mais participações na competição, apenas ultrapassado pelo poderoso Real Madrid. Porto (9º) e Sporting (28º) tornam-se no 2º e 3º clubes de Portugal com mais participações na competição. Contudo, e no total, o Porto (7º) tem mais um jogo disputado na Liga dos Campeões do que o Benfica (8º) (177 contra 176 jogos).

Em termos de golos marcados a equipa do Benfica (7ª) é apenas ultrapassada por duas equipas espanholas (Barcelona e Real Madrid), duas italianas (Juventus e Milan), uma inglesa (Manchester United) e uma alemã (Bayern de Munique).

Ángel Fabian Di María, muito obrigado!



Nascido a 14 de Fevereiro de 1988 em Rosário (Argentina), Di María tem sido uma das "estrelas" do futebol do Benfica nesta época. Contratado em 2007 ao clube da sua terra (Rosario Central), quando chegou à equipa da Luz o seu talento foi logo apreciado por todos. Contudo, 'Angelito' ao serviço de Camacho, Fernando Santos e Quique Flores não conseguiu mostrar aos adeptos do Futebol o seu verdadeiro valor, a sua capacidade.

Mas com Jorge Jesus tudo seria diferente, o Extremo de 1 metro e 80 centímetros, esguio mas incrivelmente talentoso com a bola nos pés, conseguiu explodir para um futebol do mais alto nível despertando cobiça entre os Maiores Clubes do Mundo (Real Madrid, Manchester United, Inter, Juventus, Arsenal, Chelsea, Barcelona, Manchester City) e deixando a seus pés Diego Maradona, que já referiu contar com Di María como titular para o Campeonato do Mundo ao serviço da selecção Argentina.

Com 3628 minutos de jogos (oficiais) ao serviço do Benfica esta época, Di María tem-se mostrado um verdadeiro quebra-cabeças para as equipas adversárias. A maneira como desiquilibra, como pode mudar a velocidade de um jogo... É íncrivel!

No seu (quase certo) último jogo ao serviço do Benfica no Dragão Di María não disfarçara um esgar de desapontamento quando viu o cartão amarelo na mão de Olegário Benquerença. Viu-se na cara de Di María uma dor intensa, por não poder jogar no "seu" estádio o jogo decisivo e que lhe poderá dar a conquista do primeiro campeonato (nunca havia vencido ao serviço do Rosario Central nem do Benfica... até ao próximo Domingo)

A cláusula de rescição do jovem internacional Argentino situa-se nos 40 Milhões e por menos não deverá sair! Uma estrela em campo, um verdadeiro desiquilibrador, uma garra em querer vencer, uma qualidade extrema! Golos, Assistências, Passes de Letra ... Poucos (ou nenhuns) são os adversários capazes de parar Angel Di María!

Só tenho a agradecer por tudo o que fizeste pelo Benfica e por não teres desistido quando as coisas correrem menos bem. Se para o ano não vestires a camisola do Benfica, sei que sais com orgulho por teres jogado neste clube e por um agradecimento a todos os Benfiquistas e ao Benfica. E lembra-te Di, estiveste num clube em que o seu símbolo vou no Estádio todos os dias, estiveste no Maior Clube do Mundo!

Obrigado Angel!

Vídeo do dia

" O dobro da emoção "
Nós acreditamos!

Capas dos Jornais de 4 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)

IFFHS: Benfica mantém-se o melhor clube português

O Benfica mantém-se como o melhor clube português na actualização de Maio do “ranking” da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS), ocupando agora a 22.ª posição (era 28.º em Abril).

Classificação Actual:

1º - Barcelona, 322 pontos
22º - Benfica, 202,5 pontos
46º - FC Porto, 170 pontos
48º - Sporting, 168 pontos

Benfica - Rio Ave Domingo às 18 horas

O jogo que poderá consagrar o Benfica como futuro Campeão Nacional irá disputar no próximo Domingo, dia 9 de Maio, pelas 18 horas no Estádio da Luz.

O encontro já está esgotado, o que significa que os “encarnados” vão voltar a contar o apoio incondicional dos adeptos.

Para o Benfica assegurar a conquista do 32º título de Campeão Nacional basta apenas de somar um ponto.

O Sp. Braga, actual segundo classificado, joga à mesma hora no terreno do Nacional da Madeira.

Gaitán CONFIRMADO no Benfica


O Benfica anunciou a contratação de 100% do passe Gaitán, por 8 Milhões e 400 mil euros. O médio ofensivo que jogava no Boca Juniors da Argentina fará agora os habituais exames médicos, e caso passe com sucesso pelos mesmos assinará um contrato válido por 5 épocas. Confira o comunicado do Benfica à CMVM.

Comunicado à CMVM

«A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos Valores Mobiliários, vem informar que chegou a um princípio de acordo com o Club Atlético Boca Juniors para a transferência, a título definitivo, da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán por um montante líquido de 8.400.000 € (oito milhões e quatrocentos mil euros).

Mais se informa que a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD chegou a um princípio de acordo com o referido atleta para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas 5 (cinco) épocas desportivas.

Em face do exposto, o jogador será submetido a exames médicos, estando a efectivação dos referidos acordos dependentes da realização dos mesmos.

O Conselho de Administração
3 de Maio de 2010»

David Luiz entre Espanha e Inglaterra

O futuro da nova estrela da defesa benfiquista, David Luiz, passará pelo campeonato espanhol ou pelo campeonato inglês.

Na Luz desde Janeiro de 2007, contratado sob o comando de Fernando Santos, David Luiz foi conquistando, paulatinamente,o seu lugar e, nas duas últimas temporadas, o internacional pelas camadas jovens do brasil 'explodiu', o que veio aguçar o apetite dos colossos europeus.

Sob a tutela de Jorge Jesus, David Luiz tem-se mostrado a um nível extraordinário, exibindo um talento e uma garra que nao tem passado despercebido a ninguém. Com meia Europa a querer contar com os serviços do jovem que se formou no Vitória da Baía, o empresário, Giuliano Bertolucci, revelou que o futuro do central passa por Inglaterra ou Espanha, sendo que, no lote de interessados, constam nomes como Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Arsenal, Man. City e Chelsea.

Ainda não foi desta!

Era de esperar um jogo de dificuldades adversas, foi complicado!

Não gosto de falar de arbitragens mas amarelar 4 jogadores do Benfica nos minutos iniciais levam a que esses jogadores não possam discutir a bola de uma forma mais dura e 3 lances discutiveis dentro da àrea portista.

Mas nesta derrota do Benfica só há um culpado, o Benfica!

Sabemos ganhar, sabemos perder e somos os MELHORES!

E acreditamos!

'Bora lá

Faltam 90 minutos de ansiedade para assistir a 90 minutos de pleno futebol com os nervos à "flor" da pele! Será complicado para cada adepto não revelar esta ansiedade que me enche o coração! Só quero o Benfica campeão, hoje, no Dragão! Vou já ausentar-me de minha casa, assegurar um bom local no café, e quando voltar a abrir a página deste blog gostaria imenso de postar uma nova mensagem dizendo: SIM, SOMOS CAMPEÕES!

Até podemos perder hoje, até podemos perder com o Rio Ave, até podemos não ser campeões, mas OBRIGADO!

Moreira, Quim, Júlio César, Luisão, Maxi, Luis Filipe, Roderick, David Luiz, César Peixoto, Sidnei, Miguel Vitor, Airton, Rúben Amorim, Javi Garcia, Ramires, Aimar, Urreta, Carlos Martins, Coentrão, Di Maria, Menezes, Cardozo, Wéldon, Nuno Gomes, Saviola, Kardec, Éder Luis, Mantorras, Jorge Jesus, Rui Costa, Luis Filipe Vieira, e todos os demais elementos da equipa técnica de futebol, dirigentes, jogadores ... A todos, OBRIGADO!


BENFICA, SOMOS ENORMES, UM ORGULHO!

E que jogo ...


Hoje, no Estádio do Dragão, haverá mais um jogo, mas um jogo diferente!

De um lado uma equipa a quem apenas falta um ponto para festejar o tão desejado 32º título de campeão nacional, do outro uma equipa que defende o seu orgulho e não quer ver festejar os eternos rivais a festejar na sua casa.

Por outro lado, será um jogo com emoções fortes, pelo que a direcção do Sport Lisboa e Benfica já pediu, também, bom senso aos adeptos. Mas não será fácil e, decerto, que essas emoções estaram presentes nos jogadores e com o desenrolar do jogo será díficil mantê-los apenas concentrados no objectivo sem entrar em "picardias" com o adversário.

Jorge Jesus quer ser campeão já hoje, e percebe-se... Benfica tem 6 jogadores em risco de falhar o jogo da última jornada, e num jogo como este é provável que hajam alguns amarelados! A equipa não poderá acusar ansiedade, ansiedade essa que é normal no seio benfiquista, estamos tão perto!

Eu acredito que irá ser um dos melhores jogos deste campeonato, e que os jogadores benfiquistas mostrem uma bravura capaz de ferir (ainda mais) o orgulho dos Portistas!

Quanto à equipa, o regresso ao onze do Benfica é uma forte possibilidade e irá dar à nossa equipa uma maior segurança e criatividade no ataque. Assim, aposto no seguinte onze: Quim, Maxi, Coentrão, David Luiz, Luisão, Javi Garcia, Ramires, Di Maria, Aimar, Saviola, Cardozo.

Força Campeões!

PS: Sejam já hoje! Quero que o Mantorras jogue com o Rio Ave e seja campeão!

Capas dos Jornais de 2 de Maio de 2010

(Clicar na Imagem para ver em maior)