Este blog tem como objectivo divulgar notícias e tudo mais sobre o Nosso Benfica.
Tentaremos abordar todas as temáticas do Grande Glorioso ao nível do futebol, não deixando, contudo, de aprovar e atestar as grandes vitórias de todas as modalidades do Nosso Clube!
Obrigado a todos os que visitam o nosso blog, esperamos que deixem o vosso comentário :)




O Título tão esperado!


Começo esta crónica em jeito de balanço para dar em primeiro lugar os parabéns ao Sp.Braga, clube da minha terra que muito orgulho me deu ver a lutar pelo título com o meu benfica até ao fim! Ainda me lembro de desde miúdo dizer: "O meu campeonato de sonho é ver o Benfica Campeão com o Braga em segundo!" Algo que sempre disse, mas que pouco acreditava, e o pouco provável aconteceu! O Sp. Braga valorizou a vitória do Benfica e poderá iniciar um novo capítulo na vida desse clube, a cidade de Braga assim o merece.
Seguidamente gostaria de dedicar este título, assim como todos os títulos que o benfica ganhar enquanto eu for vivo, a Miki Fehér, a quem nenhum Benfiquista poderá esquecer!

Agora a análise de uma época de sonho, arriscando-me a dizer, a melhor época que já vi o Benfica fazer, apesar de ter visto grandes equipas do Benfica na década de 80,. Contudo, e como era muito novo, não vibrava com o futebol como vibro nos dias de hoje. E de facto nos ultimos 20 anos não há memória de época assim! Conquistámos o campeonato e a Taça da Liga (depois de golearmos Sporting nas meias finais e golearmos o Porto na final), atingimos os Quartos de Final da Liga Europa depois de 14 jogos feitos (9 Vitórias, 2 empates e 3 derrotas), talvez so mesmo na Taça de Portugal não estivemos ao nosso nível, eliminados pelo Guimarães em pleno Estádio da Luz.
Mais do que as conquistas, vimos uma equipa com um fio de jogo formidável, jogadores a jogarem no máximo do potencial, uma equipa sempre motivada, sempre insaciável,s empre de olhos na baliza adversária, consistente, com vontade e fome de fazer história!! Perto de 50 jogos e 124 golos marcados!!! Se retrocermos precisamos de somar 2 ou 3 épocas anos para atingir estes números!!
Tudo começou a 28 de Maio de 2009, Jorge Jesus deixa o Sp.Braga depois de uma época em que levou o Braga á vitória na Liga Intertoto e ter feito a melhor presença em competições europeias de sempre deste mesmo! Chegou e num novo encher do balão de oxigénio disse que iriamos jogar o dobro. Os mais entusiastas rejubilaram de alegria, os mais cépticos duvidaram das capacidades deste, mas o facto é que a equipa jogou sempre em alto rendimento, jogou o dobro, o triplo, talvez o quádruplo! Conquistou todos, até a mim, até ai não muito fã de JJ, talvez por alguma falta de classe do treinador Português na hora de discursar, mas... depois de um ano a ouvir um grande orador que era Quique, e passarmos, mais uma vez, ao lado do campeonato, já não me importo dos chutos na gramática do JJ, afinal o futebol são golos, são vitórias, são conquistas!
Logo após a entrada de o novo treinador desfilaram novos jogadores nas transferências para a Luz, desde logo a compra do mediático Saviola, da promessa Ramirez e Javi Garcia, mas, adeptos como eu, depois de tantos anos a sofrer, é ver para crer, nomes não ganham jogos, e depois de uma expriência de 2008\2009, em que entraram jogadores como Aimar, Reyes, Suazo para termos os mesmos resultados do costume, a veia mais pessimista em mim começava a questionar se: Será que o Saviola vai fazer melhor que o seu amigo Aimar? Será que Ramires se vai adaptar? Será Javi mais um Balboa? Etc, etc... Mas logo na pré-epoca o Benfica se viu algo diferente na equipa, fio de jogo, jogadores a jogar na posição que mais rendem (Aimar, D. Luiz, Di Maria), pressão alta, golos, golos, golos, conquista de troféus, cuja importância era praticamente nula, mas mostrava a vontade de ganhar, e nunca fez mal a ninguém ganhar! Depois duma pré-epoca fortíssima as espetativas eram muitas, e a equipa mostrou ansiedade, vísivel nos jogos com o Marítimo e Guimarães, mas a goleada 8-1 ao Setúbal relançou a equipea galvanizou os adeptos, e a partir daí não mais parou, nem a derrota em Braga afectou a equipa, mostrando ai um dos grandes segredos, a reacção ás derrotas, sempre com vitórias. Mas o Benfica não se resumiu a dar espectáculo nas provas nacionais, depois de uma derrota em Atenas o Benfica goleava o Everton por 5-0, num dos resultados mais avolumados contra equipas Britanicas, venceu esta mesma equipe em Inglaterra, terminando o grupo em primeiro com 5 vitórias e 1 derrota. Mas no campeonato o Benfica via-se a lutar com o inesperado Braga, mas deixando para trás Porto e Sporting. Com o Natal á porta entrou a Taça da Liga em acção, e depois de uma fase de grupos sofrivel, o Benfica mais uma vez mostrou todo o seu potencial, goleando Sporting e Porto, nas meias e final respectivas! No campeonato de vitória em vitória, á excepção do empate em Setúbal, naquela que foi, provavelmente, a pior exibição da época. Na Liga Europa após uma excelente fase de grupos o Benfica defrontou o Hertha e sem grandes dificuldades eliminou os Alemães, para depois eliminar o clube que se viria a sagrar Campeão Francês, o Marselha, numa eliminatória a lembrar épicas eliminatórias de outros anos! O Benfica terminou a presença na Liga Europa aos pés do Liverpool, não aguentando a eficácia dos Ingleses no segundo jogo.
De volta só com o campeonato pela frente e depois de eliminado pelo Liverpool a equipa volta a mostrar um dos seus maiores trunfos do ano, a gestão emocional, não desanimando, venceu imediatamente o jogo seguinte, após a vitória frente ao Braga, todos nós pensavamos que seriamos Campeõs mais jornada menos jornada, mas o facto é que o Braga nunca desarmou e foi um digno vencido! Após a derrota no estádio do Dragão, o Benfica entrava em campo a precisar de apenas um ponto. Alguma ansiedade, nervosimo impediu a equipa ter um resultado tranquilo e avolumado, mas a vitória nunca teve em questão.
Campeonato alcançado, estádio em festa, país celebra de Norte a Sul, Açores e Madeira, África e América, pois o Benfica é de facto do mundo!
A todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes um muito obrigado, foi uma época brutal, onde só queria que chegasse a próxima quinta ou o próximo domingo para ver os nossos bravos em campo! Mas agora que lhe apanhei o gosto quero mais, portanto, olhos no próximo campeonato, olhos na Champions, e já em Agosto na Supertaça frente ao Porto.
Aos dirigentes só peço, não desfaçam esta magnífica equipa!!

Sem comentários:

Enviar um comentário